DICAS PARA INICIANTES

É sempre bom para o iniciante saber de algumas dicas que poderão ajudá-lo durante a partida de CS. Recomendo ao iniciante ler essas dicas para começar a se especializar no game.

Compre sempre um colete e um capacete (kevlar + helmet) : Ele pode fazer a diferença na sua sobrevivência para o próximo round.


Andando sem barulho : Sempre que você estiver próximo de portas , aproxime-se pressionando a tecla SHIFT para que você caminhe mais silenciosamente sem ser ouvido.


A faca é mais leve : A faca é, obviamente, o item mais leve do CS. Ao contrário de rifles como a AW, que quando carregados fazem andar mais devagar, a faca deixa você mais ágil. Sempre que estiver no meio de um rush ou precisar correr mais rápido, puxe a faca!


Uso racional de rifles automáticos : Os rifles automáticos como ColtAK47SIG e outros perdem precisão quando disparados em rajadas muito longas. Prefira sempre disparar essas armas em rajadas curtas de três ou quatro por vez. Preste atenção no seu crosshair (mira) e deixe que ele se feche antes de dar a próxima.


Pare apenas para atirar : No caso de rifles de precisão, essa é uma dica importante: o uso desse tipo de arma em movimento é praticamente inútil. Por outro lado, ficar parado é pedir para ser morto. A saída para este dilema é manter-se em movimento, apenas parando na hora exata de disparar sua arma. Isso permite tiros precisos sem que você fique parado e vulnerável.


Evite pular demais : Quando você é almejado pelo inimigo, o primeiro impulso é começar a pular. Isso pode ser eficiente em confrontos diretos, mas quando se trata de snipers pode ser fatal. Além da mudança no sistema de pulos a partir do CS 1.4., que faz com que o jogador ande lentamente após um salto, a curva percorrida pelo jogador num pulo é bem previsível. Assim que você aterrissar, o sniper já estará esperando para dar um tiro certeiro no exato local em que você tocar o chão.

 

Sem munição no tiroteio : Quando você ficar sem munição na sua arma principal no meio de um tiroteio com o inimigo, a opção mais vantajosa é usar a pistola em vez de tentar recarregar a arma principal. Lembre-se de que o recarregamento leva algum tempo. Para o oponente, é o momento ideal para derrubar você. Mais: nesse tipo de confronto direto, dificilmente alguém sai ileso. Vale a pena arriscar uns tiros de pistola para tentar finalizar o inimigo! 


Nem recarregue! : Você acabou de pegar um inimigo de surpresa ou um que não teve muito tempo de responder a seus tiros e existem inimigos por perto à sua procura: em vez de perder tempo recarregando sua arma, pegue a do inimigo que você acabou de derrubar e prepare-se para o próximo! Se a arma que você pegou é melhor, fique com ela. Se for pior, use essa arma apenas nesse momento, depois pague a sua de volta. 


Kit de desarmamento : Em mapas de bomba (de_dust, por exemplo), o kit de desarmamento (ou defuse kit) é um item obrigatório para os CTs. Por apenas 200 dólares, você praticamente dobra suas chances de conseguir desarmar com sucesso um C4 (bomba). Com ele você gasta aproximadamente 5 segundos para desarmar a bomba. Caso você não tenha comprado o kit, sempre há a possibilidade de apanhar algum no chão de algum colega de equipe abatido.

 
Atirando e andando : Quando estiver cara a cara com o inimigo, o mais eficiente é ficar dando passos para os lados ou rodeando o oponente, sempre com a mira apontada para seu peito ou sua cabeça. Tente manter a calma e se mova em intervalos não muito previsíveis para dificultar a mira do inimigo.

 

Hora de lutar, hora de fugir : Evite situações em que você fique em extrema desvantagem (exemplo: três a um, onde você é o um). Se você se ver numa dessas, melhor que enfrentar é tentar se esconder e despistar pelo menos um dos inimigos para depois voltar e tentar pegá-los numa situação um pouco mais favorável. E não hesite em pedir ajuda! Faça-o pelo rádio ou teclando "y" e digitando a mensagem.


Como Mirar : Quando decidir quais são suas armas favoritas, você deverá pensar em como mirar. Mirar é um pouco mais difícil do que em outros jogos. No CS, a mira (crosshair) expande para mostrar como as balas se espalham quando disparadas da arma (veja as figuras a direita, que ilustram como isto acontece). Com armas de fogo rápido, como a AK47, a maior parte dos jogadores segurarão o gatilho, mas quanto mais você aperta, maior é a expansão da mira, até que esta atinge seu limite. A maioria das armas perde precisão se você atirar continuamente. Atirar armas em rajadas é uma maneira de garantir precisão e economizar munição. Contudo, uma vez aprendido isto, a mira lhe ajudará a direcionar seus tiros no alvo.
O peito é a área mais fácil de acertar, mas para causar o máximo dano, mire sempre na cabeça. Algumas balas na região da cabeça é a melhor maneira de matar um oponente.


Dicas gerais
1. Disparos curtos (segure o botão de tiro por um ou dois segundos somente).
2. Segure o gatilho apertado somente se estiver bem próximo do inimigo.
3. Ajoelhe para atirar. Isto é perfeito para assegurar maior precisão. Esta posição também ajuda a reduzir levemente o coice da arma.
4. Correr e atirar resulta em má pontaria. Tente movimentos curtos e rajadas. Atirar de escadas resulta na pior precisão do jogo .
5. Acostume-se a recarregar quando chegar a cerca de 20% da munição na arma.
6. Se acabar a sua munição primária e o inimigo ainda está vivo, saque sua pistola e mate-o.

 

 

Ganhando uma rodada : Para ganhar uma rodada, existem várias maneiras: Matar todo o time adversário, colocar a bomba e protegê-la até explodir, desarmar a bomba, manter os reféns presos, libertar os reféns, matar o V.I.P. e fazer com que o V.I.P. consiga fugir.
Cada categoria, terroristas e contra-terroristas tem seu objetivo nas fases, todos eles estão citados acima de ambos os lados.
Ao ganhar uma rodada, o time ganha uma certa quantia de dinheiro (clique aqui para conferir alguns valores), sendo alta, baixa, média, mas ganha. Esse dinheiro será depositado em sua conta pessoal na próxima rodada (a depois da rodada que ganhar) e poderás comprar arma, equipamento, munição, granadas...
A pessoa só não joga uma rodada se for punida, como já foi citado acima.

 


Como usar os equipamentos : Existem 3 tipos de granadas: granada de mão (granada explosiva),flashbang (granada para ofuscar a visão de todos que estão perto da granada, até quem tacou a mesma pode ser afetado) e uma granada fumaça (serve para criar uma fumaça no ambiente fazendo com que você consiga matar, ou fugir de seu inimigo com mais facilidade). Também existe um colete e um kit que vem com colete+capacete aumentando sua possibilidade de sobrevivência em combates. Para os contra-terroristas existe um kit para desarmar bomba: Defuser, ele desarma mais rápido a bomba colocada pelos terroristas. Um óculos para visão à noite também está disponível na sessão equipamentos, mas não é de muita utilidade.

 


Usando as granadas : A granada explosiva deve ser atirada longe, mas lembre-se, uma granada explosiva não mata uma pessoa de uma vez só, ela só enfraquece o oponente para facilitar a sua derrota.
A granada Flashbang serve para ofuscar a visão de todos em sua volta, até mesmo a pessoa quem atirou a mesma. Para que quem atirou esta não sofra danos, ou pequenos danos em sua visão, essa pessoa ao atirar a granada, deverá se esconder atrás de uma parede e atirá-la no campo inimigo e depois partir para o ataque.
A granada fumaça não causa nenhum dano a ninguém, só serve para o atirador da mesma fugir ou se aproveitar da fumaça e passar pelo tiroteio sem ser

Ganhando dinheiro : a melhor maneira de ganhar uma grana é vencendo, claro. Mas é possível fazer fortuna mesmo perdendo o round. Um simples toque em um refém renderá dividendos úteis para um time em desvantagem, como mostra a tabela abaixo:

Refém resgatado = $1000 quem resgatou e $150 para os demais
Usar um refém = $150 para quem usou, $100 para os demais.
Matar um refém = -$1500 para quem matou
Matar um inimigo = $300
Matar um amigo = -$3300 para quem matou
Vencer matando em um cenário de bomba = $2500 para todos
Vencer matando em um cenário de refém = $2000 para todos
Vencer explodindo um mapa = $2750 para todos
Vencer desarmando uma bomba = $2750 para todos
Vencer resgatando os reféns = $2000 para todos
Perder o round = $1400 para todos
Perder mais de 2 rounds consecutivos = $1400+500 por round (máximo de $2900)
Largando a bomba : essa é manjada, mas nem todo mundo conhece. Se você começou a partida como terrorista e está com a bomba, você pode largá-la para que outro terrorista a pegue e faça o trabalho que você recusa-se a fazer. Para tanto, selecione a bomba (pressionando 5) e aperte "G" para soltá-la, tal como você normalmente faria para jogar uma arma fora.

 

Matando sem ser visto : a tendência natural dos jogadores quando recebem um tiro que não sabem de onde veio é girar para direita, no sentido horário. Portanto, se você pretende surpreender alguém, faça-o em movimento no mesmo sentido, mantendo-se nas costas do inimigo como mostra o esquema ao lado. Outra forma de matar sem ser visto é Campear. Se você não sabe o que é ser camper, camper é aquele que mata escondido.


Pirâmide humana : outra dica bastante conhecida. É possível subir nos ombros de outros jogadores, alcançando lugares e caixas mais altas ou simplesmente surpreendendo inimigos que, ao se depararem com dois ou três jogadores um em cima do outro, não saberão em qual atirar primeiro. Para tanto, seu companheiro precisa estar abaixado. Pule sobre ele e espere que ele fique de pé novamente. É possível empilhar inúmeros jogadores uns sobre os outros, basta haver cooperação!


Radar : é impressionante a forma displicente com a qual a maioria dos jogadores trata o radar, chegando ao ponto de ignorá-lo por completo. Este útil sensor pode salvar sua vida e fazer a diferença entre derrota e vitória. Por exemplo, quantas vezes você já escutou passos aproximando-se e não sabia se eram de um amigo ou inimigo? Pois o radar resolve isso. Todos os seus aliados aparecem no radar a todo instante. Portanto, se você está escutando alguém e ele não está no radar, trata-se de um inimigo.


Como abrir portas mantendo uma distância segura :Para não ser surpreendido abrindo uma porta, você poderá abri-las jogando uma arma nelas. Para lançar sua arma, pressione a tecla "G". Este truque funciona tanto para portas de correr como para portas que abrem lateralmente.